Fórum “De onde virão os terneiros?” chega a Boa Vista das Missões

O rebanho bovino do Rio Grande do Sul tem uma taxa de desmame de, em média, 56%. Este índice está bem abaixo do ideal, de acordo com o técnico do Departamento de Apoio Estratégico do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar-RS), Pedro Rodrigues. “Devemos chegar perto de 80% para o sistema de cria pecuário se tornar competitivo”, explica. Visando colaborar com a eficácia produtiva, o Senar-RS realiza, nos dias 13 e 14 de outubro, em Boa Vista das Missões, o evento “De Onde Virão os Terneiros?”, parte da 111º etapa do Fórum Permanente do Agronegócio.

Serão dois dias inteiros de programação para produtores, técnicos e estudantes. No primeiro, ocorre o Dia de Campo, com a visitação de três propriedades rurais da região, onde os proprietários compartilham informações sobre manejo, potencialidades e dificuldades. No segundo dia, as atividades giram em torno do seminário, dividido em cinco palestras e duas mesas redondas sobre temas que envolvem rodeios de cria, otimização do uso da terra via integração lavoura-pecuária, sistemas forrageiros e controle de carrapato.

“Passaremos um dia em locais com perfis bem distintos, mas com metas parecidas, voltadas à intensificação e melhoria dos índices reprodutivos; em conjunto com os debates, a ideia é levar conhecimento sobre como produzir mais e melhores terneiros, aprimorando a rentabilidade dos pequenos e médios produtores rurais”, resume o técnico Pedro Rodrigues.

O evento 
O fórum “De Onde Virão os Terneiros?” é realizado pelo Senar-RS desde 2012, com promoção da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e apoio do Sindicato Rural. De lá para cá, já soma 29 etapas em 17 municípios gaúchos, atingindo um público aproximado de 7.500 pessoas. Por isso, é considerado um dos principais eventos de pecuária de corte do Estado.

Serviço: “De Onde Virão os Terneiros?”
Quando: 13 e 14 de outubro, em Boa Vista das Missões
Inscrições até 12 de outubro: http://www.senar-rs.com.br/inscricao/
Clique aqui para acessar a programação completa.

Programação:

13/10: Dia de Campo

8h – Fazenda Librelotto, propriedade de Ivonei Librelotto (BR 386 Km 76 – Boa Vista das Missões/RS)
12h – Almoço* – Clube Atlético Boa Vista
14h – Fazenda Três Capões, propriedade de Flávio Fialho Velho (BR 468 Km 7 – Três Capões – Palmeira das Missões)
15h30 – Fazenda Guatambu, propriedade de Luiz José Fialho Velho (BR 468 Km 7 – Três Capões – Palmeira das Missões)
17h – Encerramento
* Almoço sem custo aos participantes.

14/10: Seminário

8h – Cadastramento
8h15min – Abertura oficial
8h30min – Rodeios de cria: essenciais para o desfrute e qualidade do produto (com o Prodessor José Fernando Piva Lobato, do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia da UFRGS)
10h – Intervalo
10h15min – Otimização do uso da terra via integração lavoura pecuária (com Giovane Faé, da Embrapa Trigo)
11h – Planejamento forrageiro para sistemas de cria (com Cristiano Gotuzzo, engenheiro agrônomo no Geoplan Soluções em Agronegócio e instrutor do Senar-RS)
11h45 – Mesa Redonda para discussão
12h30min – Almoço*
14h00 – Recria intensiva e cria eficiente para produzir mais e melhores terneiros (com Ricardo Zambarda Vaz, do Departamento de Zootecnia da UFSM, Campus de Palmeira das Missões)
15h30 – Manejos auxiliares e de controle do carrapato: experiências práticas da ATeG – Assistência Técnica e Gerencial do Senar-RS (com o médico veterinário Iuri Pioly Marmitt, Supervisor de campo da ATeG – Gestão Avançada Consultores Ltda)
16h30 – Mesa redonda para discussão
17h – Encerramento
*Almoço gratuito no local.