Curso fomenta seleção de animais na Exposição de Pelotas

A 96ª Exposição de Pelotas será palco do Curso de Seleção e Julgamento promovido pela Associação Brasileira de Angus e pelo Núcleo Sudeste de Angus. A palestra será ministrada pela superintendente de registros da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), Silvia Freitas, e pelo inspetor técnico da raça Angus e jurado Otávio Pires Sicco no dia 9 de outubro, a partir das 8h. A iniciativa visa trazer, além de uma base aos criadores sobre a escolha de reprodutores, um detalhamento sobre o julgamento da raça. A feira ocorre junto a 17ª Exposição de Rústicos Angus entre os dias 3 e 9 de setembro no Parque Ildefonso Simões Lopes, em Pelotas (RS).

Segundo Silvia, mais do que um olhar calibrado quanto ao fenótipo dos animais, o criador precisa atentar-se cada vez mais aos dados na hora da seleção. “Os dois precisam andar juntos para que o pecuarista garanta maior assertividade. Dessa forma, terá não só bovinos que façam bonito em pista, mas que também tenham resultados positivos a campo”, destaca. A superintendente abordará em sua palestra a seleção genética de reprodutores com base nos dados do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo).

Sicco acrescenta que a ideia do curso é também auxiliar os criadores a elegerem fenotípicamente os melhores animais. “O intuito é que eles saibam selecionar os mais funcionais, que se enquadram bem no padrão de macho e de fêmea Angus e, por isso, serão mais produtivos a campo”. O inspetor técnico da raça Angus trará aos pecuaristas sua visão como jurado de exposições. “Vamos buscar levar ao conhecimento os parâmetros e as medidas que são avaliados para eleger um animal como campeão”, acrescenta.

Para participar é necessário realizar inscrição pelo telefone (53) 99955-5849 e pagar uma taxa de R$ 30, além da doação de um quilo de alimento. O evento conta com o apoio da Genex.