Brasil deve atingir a maior produção de grãos da história na safra 2022/23

Foto: Divulgação/Bayer

O Brasil se prepara para colher mais uma produção recorde de grãos, que pode atingir 312,4 milhões de toneladas. Os números foram divulgados na quinta-feira pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Este é o 1º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23,que aponta um incremento em relação à temporada anterior de cerca de 41 milhões de toneladas a serem colhidas, quando a produção atingiu 270,9 milhões de toneladas, como destaca o presidente da Companhia, Guilherme Ribeiro.

O recorde da safra brasileira ganha ainda mais relevância no cenário mundial com a recente questão do aumento dos insumos agrícolas.

O potencial produtivo da agricultura brasileira também foi destacado pelo coordenador- geral de Oleaginosas, Fibras e Frutas, do Departamento de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Sávio Pereira.

Com relação aos produtos, o destaque segue com a soja e o milho, que juntos devem atingir uma produção de quase 280 milhões de toneladas.

A partir da produção estimada, o quadro de oferta e demanda das commodities brasileiras tende a registrar um aumento de 20% nos estoques finais de milho. Já para o consumo interno, o levantamento aponta estabilidade para o arroz e feijão, com leve aumento na demanda por milho e soja.

Para conhecer mais a fundo os números do 1° Levantamento da Safra de Grãos 2022/23, basta acessar o levantamento completo disponível no site da Conab em: www.conab.gov.br.