Semana para saber como o mercado avalia o resultado das urnas eleitorais

Crédito: Freepik

É inegável que as atenções desta segunda-feira, 03, e de boa parte da semana, estarão voltadas para a repercutir dos resultados das urnas deste domingo. Mas, apesar disso, a vida da economia continua e estão previstas a divulgação de uma série de indicadores econômicos. As atenções ficam concentradas no comportamento do mercado financeiro com a decisão das urnas, nos dados da atividade aqui no Brasil de indústria e comércio, e do mercado de trabalho nos Estados Unidos.

A primeira semana de outubro inicia com as expectativas do Relatório Focus, ainda sem o impacto dos resultados das urnas no Brasil. Destaque para o resultado da balança comercial de setembro, nesta segunda-feira, 03, e para a produção industrial do mês de agosto, que será divulgada na quarta-feira, 5. No primeiro caso, a perspectiva é de um superávit de US$ 4,5 bilhões e, para a indústria, o mercado preveê uma retração de 1% em relação a julho e alta de 2% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Na sexta-feira,7, será a vez de indicadores de vendas no varejo, com expectativa de recuo de 0,2% tanto no índice, na comparação com julho. Na comparação com agosto do ano passado, as projeções apontam um avanço de 1,3%.

ESTADOS UNIDOS

O ponto alto da semana é a divulgação no número de vagas de emprego criadas no mercado norte-americano em setembro. As projeções do mercado apontam para a criação de 250 mil vagas de trabalho, com uma leve desaceleração em relação a agosto. Para a taxa de desemprego no país, a expectativa é que se mantenha estável em 3,7%, assim como uma alta mensal média de 0,3% dos salários e de 5,1% na comparação anual.