Chile: torcedores sofrem fraturas após parte do estádio desabar em treino do Colo-Colo

Equipe fazia treino aberto como preparação para clássico nacional; não há informações sobre mortes

Arquibancada desaba em treino do Colo-Colo e deixa torcedores feridos | Foto: REPRODUÇÃO / REDES SOCIAIS / CP

Ao menos dez torcedores do Colo-Colo, do Chile, ficaram feridos após uma estrutura do estádio Monumental, em Santiago, desabar sobre as arquibancadas, nesta sexta-feira, onde milhares de pessoas acompanhavam o treino aberto da equipe, que se prepara para o clássico com a Universidad Católica, valendo o título chileno. Ainda não há a informação de vítimas fatais – mas oito pessoas sofreram fraturas, informou a Agência Estado (AE).

Segundo as primeiras informações, a parte do estádio que cedeu era o teto da arquibancada conhecida como Cordillera, um dos setores autorizados a receber os torcedores. Segundo o jornal chileno La Tercera, o telhado pode ter cedido por excesso de peso, após um número considerável de pessoas se posicionarem indevidamente no topo da estrutura.

Um vídeo com o momento do acidente rapidamente viralizou nas redes sociais, nesta tarde. Nas imagens é possível ver dois grandes letreiros caindo sobre uma parte dos torcedores. Equipes de emergência e os bombeiros foram acionados ao local.

O incidente ocorre na mesma semana em que torcedores da Universidad Católica, atual campeã do torneio nacional, provocaram a interrupção da partida contra a Universidad de Chile pelas quartas de final da Copa Chile.

A torcida lançou fogos de artifício que atingiram o goleiro Martín Parra, gerando um trauma acústico grave do qual ele ainda se recupera.

Durante a última temporada, o futebol chileno registrou inúmeros atos de violência perpetrados por torcedores, motivando a Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP) e a Federação Nacional de Futebol (ANFA) a fechar os estádios para as partidas mais perigosas.

No entanto, as festas nas arquibancadas são permitidas pelas autoridades, já que foram realizadas em várias ocasiões, com planejamento antecipado em que se estabelece uma capacidade limitada de pessoas.