Mesmo que a renda da classe C esteja comprometida com despesas consideradas essenciais, este é o perfil do consumidor que vai às compras durante a Black Friday de 2022. A data deverá ser impulsionada pelas oportunidades de compra que são características da promoção, mesmo naqueles mais pobres.
A expectativa consta da pesquisa encomendada pelo Google ao Instituto Ipsos e revela que cresceu o número de consumidores que pretende ir às compras na já tradicional data. Os números do levantamento revelam que quase 7 em cada 10 brasileiros na faixa C de renda (68%) declarou que pretende comprar algum item nesta Black Friday, elevando a intenção de compra a um nível mais próximo do observado nas classes A e B (78%).
No ano passado, 64% das pessoas da classe A e B afirmavam que comprariam algum item, enquanto a mesma afirmação foi feita por 51% dos entrevistados da classe C. Em 2022, a pesquisa também registrou um crescimento de pessoas de classe C que declararam que com certeza vão comprar na Black Friday. O percentual passou de 13% em 2021 para 22% em 2022, num crescimento de 73%. Já na classe A e B, esse crescimento foi de 31% (passando de 26% dos entrevistados para 34%).
Dos 20 itens analisados a serem comprados, no entanto, apenas dois tiveram maior intenção de compras da classe C: alimentos (30%, contra 27% das classes A e B) e eletroportáteis (35%, contra 30% das classes A e B).
Entre todas as classes, os 71% dos entrevistados na pesquisa declararam que pretendem comprar nesta Black Friday, um crescimento de 29% em relação a 2021. Em média, cada consumidor pretende adquirir produtos de 5 categorias neste ano, o que no ano passado chegada a 4,2 categorias por pessoa. Roupas e Acessórios estão no topo da lista de desejos dos brasileiros, com quase metade (47%) das pessoas declarando que vão comprar produtos desta categoria.