Desfile Farroupilha leva milhares de porto-alegrenses para celebração à cultura gaúcha

Programação voltou a acontecer na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

A volta do Desfile Farroupilha à avenida Edvaldo Pereira Paiva, localizada às margens do Guaíba, em Porto Alegre, foi marcada pela presença de milhares de pessoas em celebração à cultura gaúcha. O tempo firme contribuiu para que o público se aglomerasse junto aos gradis durante o evento, que voltou a acontecer após dois anos de hiato em decorrência da pandemia de Covid-19.

A programação foi aberta pelo desfile cívico-militar – que contou com a presença de mais de 1000 agentes das forças de segurança pública, como a Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal e Instituto-Geral de Perícias (IGP). Os homens e mulheres passaram em frente ao público a pé, montados a cavalo e em veículos – alguns deles históricos. Dois helicópteros sobrevoaram a Orla do Guaíba.

“Fomos brindados com um dia espetacular, sem chuva, para um desfile muito bonito. Retratamos a tradição, a nossa história, o que é a representatividade do 20 de setembro para todos nós, gaúchos”, afirma o governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB).

Depois, foi a vez do grupo União das Etnias de Ijuí (Ueti) apresentar o tema “Etnias do gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras”. Todos os povos que ajudaram a formar o Rio Grande do Sul foram representados – incluindo portugueses, alemães, italianos, africanos, poloneses e japoneses. Os trajes multicoloridos e as coreografias apresentadas pelos desfilantes encantaram o público durante todo o segmento.

“Que sirva de reflexão. A Revolução Farroupilha veio para fortalecer o Rio Grande do Sul, e isso significa fortalecer os municípios. A cada dia temos mais atribuições e menos recursos. Aprovam piso disso, piso daquilo, reduzem o ICMS e falta dinheiro para tudo – incluindo saúde, educação”, pondera o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB).

O Desfile Farroupilha de 2022 foi encerrado pela atração mais aguardada: a passagem dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e piquetes que formaram a programação tradicional do evento. Mais de 650 cavalos, pertencentes a 25 grupos, foram ovacionados pelo público ao som de músicas típicas do Rio Grande do Sul. As cores da bandeira do Estado também se fizeram presentes na parada que celebrou os 187 anos da Revolução Farroupilha.