Polícia Civil prende 24 pessoas em operação contra crimes de furto de fios e cabos de energia

60 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão, foram cumpridas em quatro municípios gaúchos

Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil realizou, nesta quinta-feira, a operação Curto Circuito com o objetivo de combater os crimes de furto, roubo e receptação de fios, cabos de energia e metais. De acordo com a instituição, foram expedidas 60 ordens judiciais, sendo que 40 delas em Canoas, na região Metropolitana. De acordo com última atualização da Polícia Civil, 24 pessoas foram presas.

Além de mandados de busca e apreensão cumpridos na cidade da Região Metropolitana, os 270 policiais que participaram da ofensiva também realizaram buscas em Esteio e Eldorado do Sul, e em Sapucaia do Sul, no Vale do Sinos. A Polícia Civil destacou que esta é a maior operação contra este tipo de crime, responsável pro provocar falta de luz, internet e problemas no trem nestas cidades. Mais cedo, a Polícia Civil havia divulgado que os cabos de energia e metais roubados apreendidos durante ofensiva valiam aproximadamente R$ 10 milhões. No entanto, os valores ainda estão sendo recalculados.

Segundo o delegado Rodrigo Caldas, titular da investigação, o objetivo efetuado através dos mandados foi desarticular estabelecimentos comerciais que vendiam estes produtos de forma ilícita.

Além disso, em conjunto com a RGE – concessionária que registrou maiores prejuízos com este tipo de crime na região – os policiais também verificaram a existência de furtos de energia elétrica, os chamados ‘gatos’, em locais de investigação.

Matéria atualizada às 16h47 do dia 15/09/2022