Mais da metade das empresas adotou formato de trabalho híbrido, aponta pesquisa

Foto: Marcelo Camargo/ABr

Uma pesquisa realizada pelo Google Workspace, em parceria com a consultoria IDC Brasil, aponta que 56% das empresas brasileiras adotaram o modelo de trabalho híbrido. Além disso, boa parte dos entrevistados relatam que a produtividade também aumentou, trazendo benefícios também para as empresas.

O trabalho híbrido é a divisão entre trabalho presencial, onde se vai até a empresa e trabalho em home office, onde o funcionário trabalha diretamente de casa. Os horários podem ser mais flexíveis e bater ponto pode ser opcional também.

Segundo a pesquisa, apenas 25% das empresas permanecem no modelo tradicional, ou seja, onde todo o trabalho e serviço é feito presencialmente no escritório ou sede. A IDC Brasil entrevistou um pouco mais de 1.250 colaboradores de grandes empresas nacionais de diversos setores e tamanhos entre abril e junho.

Trabalhar de maneira híbrida também trouxe mais benefícios, de acordo com o estudo. Mais da metade (51%) dos entrevistados declararam que se sentem muito mais produtivos trabalhando no formato híbrido. Ainda 71% das pessoas consideram que esse meio de trabalho é melhor para eles e também para as empresas.

A pesquisa apontou também, a dificuldade entre separar o trabalho das atividades pessoais, principalmente entre os jovens entre 18 e 25 anos. Já entre os profissionais mais velhos, 81% disseram que conseguem fazer muito bem essa divisão e encontrar o equilíbrio.