Dupla de zaga formada por Vitão e Mercado mostra entrosamento no Inter

Com ambos em campo, o aproveitamento do Inter no Campeonato Brasileiro bate nos 74,3%

Vitão e Mercado têm obtido sucesso na zaga do Inter | Foto: Ricardo Duarte / Inter / Divulgação / CP

Os antigos diziam que uma boa dupla de zaga teria que, obrigatoriamente, ser formada por jogadores de características diferentes que se complementam. Como em um casamento, o que sobra em um pode faltar no outro e vice-versa. Assim, haveria harmonia e segurança. De certa forma, é isso que ocorre com Vitão e Gabriel Mercado, a dupla de zagueiros considerada titular do Inter de Mano Menezes.

Os números, aliás, mostram o motivo da preferência do técnico pelos dois. Com ambos em campo, o aproveitamento do Inter no Campeonato Brasileiro bate nos 74,3%, contra 46,1% de outras duplas − mesmo que com um deles em campo, junto com outro jogador, como Kaique Rocha, Rodrigo Moledo e até Bruno Méndez, que já deixou o Inter e hoje joga pelo Corinthians.

Outro dado importante: nas 13 partidas do Brasileirão que o Inter começou com Vitão e Mercado como titulares, o time sofreu 11 gols. Com um ou nenhum deles em campo, ou seja, com outras duplas de zaga, o time colorado sofreu 14 gols nas mesmas 13 partidas.

O excelente desempenho, claro, chama a atenção. Após a vitória sobre o Cuiabá, no sábado passado, por 1 a 0, no Beira-Rio, Mano Menezes não poupou elogios aos dois zagueiros. “Os dois jogadores casaram bem. É importante ter dois zagueiros que se complementam. Nós construímos um bom sistema defensivo, mas acredito mais no sistema que nos jogadores individualmente. A partir de uma defesa bem postada é que os atletas crescem individualmente”, afirmou.

Mano também ressaltou que Vitão, de apenas 22 anos, já estaria merecendo uma atenção maior de Tite, técnico da Seleção Brasileira. “O Vitão vem demonstrando este desempenho para todo o Brasil de uma forma um tanto surpreendente. Nós o conhecíamos pouco, tínhamos poucas referências dele no futebol profissional. Mas ele está demonstrando ser um zagueiro muito bom. Certamente, se ele jogasse no centro do país, já estaria sendo lembrado para coisas maiores”, afirmou Mano Menezes, fazendo clara referência à Seleção que se prepara para a Copa.

O momento dos dois titulares é tão bom que Rodrigo Moledo, considerado até pouco tempo atrás como principal zagueiro do grupo, transformou-se em reserva de luxo. Aos 34 anos, ele espera uma chance no banco, após recuperar-se de lesão. Para ficar com a atual dupla titular para a próxima temporada, os dirigentes terão que trabalhar bastante. Gabriel Mercado, jogador experiente, que atuou com a camisa da Argentina na Copa do Mundo Rússia, em 2018, tem seu contrato com o clube se encerrando em dezembro.

Aos 35 anos, o jogador está completamente adaptado ao Inter e à cidade e já manifestou o interesse em permanecer. Experiente, é considerado um dos principais líderes do vestiário, principalmente após a saída de D’Alessandro e de Dourado.Vitão tem uma situação um tanto mais complicada. Trata-se de um jogador valorizado, que deixou o Palmeiras em 2019 por 4 milhões de euros. Foi vendido para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e só retornou ao Brasil devido ao conflito com a Rússia. Seu contrato com o Inter se encerra em junho de 2023.