7 de Setembro: presidente português chama de ‘gesto histórico’ participação em ato no Brasil

Marcelo Rebelo de Sousa esteve no desfile militar, em Brasília, ao lado do presidente Jair Bolsonaro

Foto: Reprodução / Youtube

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa chamou de ‘gesto histórico’, nesta quarta-feira, a presença dele no desfile de 7 de setembro, em Brasília. Em declarações ao portal luso Jornal de Notícias, o chefe do executivo português se disse orgulhoso da vinda ao Brasil e negou constrangimento por estar ao lado do presidente Jair Bolsonaro durante a ocasião.

O presidente português disse que a quarta-feira era uma ‘dia histórico’, mas não pela iminência de uma eleição, e sim pelos 200 anos de vida de um Brasil independente. O mandatário também ressaltou que Portugal nutre relações diplomáticas com democracias e ditaduras, “independentemente de os regimes serem parecidos ou não, de as personalidades serem parecidas ou não, de as conjunturas políticas serem parecidas ou não”.

Ao portal, o presidente luso destacou que um milhão de portugueses vivem no Brasil e 250 mil brasileiros, em Portugal. Para Rebelo de Sousa, os laços entre as populações de ambos os países vai persistir, independente de “quem seja o Presidente e de qualquer que seja o Governo”.

Questionado sobre se palavras de ordem gritadas pela multidão o constrangeram, o representante de Portugal limitou-se a dizer que, de onde assistiu o ato, não conseguia ouví-los. De acordo com a reportagem, manifestantes se dirigiram aos jornalistas portugueses em tom agressivo e aos gritos de “comunistas” durante a manhã, em Brasília.