Amapergs orienta policiais penais a suspenderem escoltas em viaturas sem condições

Entidade de classe relata que transporte de presos não deve ser feito em veículos que não atendam a legislação de trânsito

Foto: Alina Souza / CP Memória

A Amapergs Sindicato anunciou a suspensão da escolta de presos, a cargo de policiais penais do Rio Grande do Sul, com viaturas que estejam fora das condições mínimas de trafegabilidade, das normas legais e de segurança. Os agentes fazem parte da Divisão de Segurança e Escolta (DSE) da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

A entidade de classe relatou ainda o recebimento de denúncias sobre a situação precária no DSE, como falta de alimentação para os servidores, limpeza e manutenção precárias e indefinição da carga horária, além de terem sido excluídos das promoções.

“Os servidores não deverão, em hipótese alguma, sair para as escoltas com viaturas que não atendam a legislação de trânsito e demais preceitos legais que tratam do transporte de presos”, orientou o sindicato, em um comunicado.

“A Amapergs externa preocupação, principalmente, por saber que escoltas externas são um dos pontos mais sensíveis no quesito segurança dentro do sistema prisional. Dada a falta de estrutura que está sendo dispensada àquela Divisão, existe um receio muito grande quanto à segurança dos colegas, em tempos em que a criminalidade encontra-se cada vez mais audaciosa. Não é crível que este setor seja fragilizado propositalmente pela atual gestão do sistema”, afirmou o presidente da entidade de classe, Saulo Felipe Basso dos Santos.

Em relação às denúncias, o dirigente adiantou que serão levadas ao conhecimento do Ministério Público do Rio Grande do Sul e ao Poder Judiciário para que “possa haver uma fiscalização e acompanhamento externo do atual cenário do DSE”.

Procurada pela reportagem do Correio do Povo, a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) ainda não se manifestou sobre o assunto.