Corregedor da BM recebe prêmio de Consulado dos EUA por combate ao racismo

Ccronel Vladimir Luis Silva da Rosa ganhou destaque pelo trabalho exercido na temática racial

Foto: Brigada Militar / Reprodução

O Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre homenageou, na tarde desta quinta-feira, representantes de instituições ligadas à segurança pública, no Rio Grande do Sul, por atuarem em defesa da diversidade, igualdade, inclusão e acessibilidade. Dentre os homenageados, o corregedor-geral da Brigada Militar, coronel Vladimir Luis Silva da Rosa, recebeu destaque pelo trabalho exercido na temática racial.

“Obviamente, no meu caso, como negro, nossas ações de combate ao preconceito são, geralmente, vinculadas à questão racial. Mas nós trabalhamos em um conceito mais abrangente, que é o enfrentamento do racismo no sentido estrutural, que impacta diversas etnias”, declarou o coronel à Rádio Guaíba. ” A única raça é a raça humana. É isso que buscamos construir na sociedade gaúcha – e na brasileira -, pois acreditamos que todos devem estar irmanados dentro de um bem-comum”, completou.

Homenageado com o troféu ‘Champions of the Cause – Public Security Champions of DEIA’, o corregedor da BM teve o prêmio entregue por Douglas Koneff, encarregado de Negócios da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil.

Para o policial militar, que durante a solenidade estendeu a homenagem à corporação e todos os servidores da BM, disse acreditar que o crime de racismo no país ainda não é punido com a contundência necessária. “O racismo, assim como outros delitos, é estrutural. Então eu creio que a punição devida nunca será suficiente”, constatou o coronel. “Ainda estamos longe de alcançar a plenitude da justiça para o cidadão que foi lesado e, principalmente, para o autor do crime de racismo. Nossa sociedade ainda tem muito o que caminhar para que isso efetivamente possa acontecer”, enfatizou.