Operação contra rede de exploração sexual de menores é deflagrada na área rural de Uruguaiana

Dois homens são suspeitos de aliciarem adolescentes para a prostituição

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão no Distrito de São Marcos | Foto: DPCA / Divulgação / CP

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Uruguaiana, coordenada pelo delegado Nilson de Carvalho, deflagrou, nesta quinta-feira, a “Operação Distrito 666”, cumprindo seis mandados de busca e apreensão em investigação sobre exploração sexual de adolescentes no Distrito de São Marcos, área rural do município. A investigação foi motivada por informações sobre a existência de uma rede de exploração sexual de adolescentes no 5º Distrito.

Dois homens, residentes na localidade, são suspeitos de aliciarem adolescentes para a prostituição. Além disso, um imóvel em São Marcos estaria sendo utilizado para promoção de festas envolvendo adultos e adolescentes, ocasião em que a exploração sexual ocorreria, inclusive com programas sexuais pré-agendados, além de consumo de drogas ilícitas por menores. A Polícia Civil apreendeu elementos relevantes para a investigação e, após análise das provas, poderá representar por novas medidas judiciais.

O crime de favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente possui pena de 4 a 10 anos de reclusão, podendo ser responsabilizado criminalmente quem atrai, explora ou se utiliza da prostituição infantil. A pessoa que realiza programa sexual com menor explorado pela prostituição também comete crime.

O delegado Nilson de Carvalho orienta que denúncias sobre exploração sexual e abusos contra menores podem ser feitas, sob sigilo, na DPCA, localizada na avenida Presidente Vargas, 3.905, 3° andar, ou por meio do WhatsApp (55) 98404-9048.