ANC entregará prêmio Difusão Genética Nacional 2022 na Expointer

A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) reconhecerá o trabalho de criatórios focados no melhoramento genético de seus rebanhos durante a 45ª edição da Expointer. O prêmio Difusão Genética Nacional 2022 será entregue às cabanhas proprietárias do animal cujos filhos avaliados obtiverem a maior soma de Índice Final no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo). Neste ano, além de propriedades de Angus, Charolês, Devon e Hereford, a entidade premiará criatórios de Brangus, Braford, Canchim e Ultrablack. A cerimônia será realizada no dia 29 de agosto, às 18h, na casa da ANC, localizada no Boulevard do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Presidente da ANC, Joaquin Villegas, destaca que o mérito é uma forma de incentivar as propriedades a buscarem constantemente a evolução dos plantéis. “A seleção genética de precisão é essencial para o desenvolvimento de uma pecuária cada vez mais lucrativa e eficiente. Por isso, a ANC fomenta ferramentas e estratégias para que o criador tenha em mãos o que necessita para propagar uma genética de alta qualidade”, acrescenta, ressaltando que o Difusão busca valorizar esse movimento.

A entrega do Difusão Genética ocorrerá durante a Noite do Assado 1%. O evento visa valorizar as DEPs e os Percentis voltados à produção de carne de qualidade com cortes que evidenciam o resultado final da seleção: Entrecot (Top 1% GIM), Picanha (Top 1% EP8) e Costela (Top 1% EGS). “Será uma noite muito especial, com reconhecimento aos criatórios, confraternização e uma experiência gastronômica de qualidade”, garante a superintendente de registros da ANC, Silvia Freitas.