TRE oficializa tempo dos candidatos no horário eleitoral gratuito do RS

Corte realizou sorteio da ordem dos primeiros programas e distribuiu as inserções de cada sigla

Foto: Ricardo Giusti/Correio do Povo

A uma semana do início das veiculações em rádio e televisão, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) realizou, nesta sexta-feira, reunião com representantes partidários e emissoras para oficializar a divisão de tempo e a ordem inicial de aparição dos candidatos na propaganda eleitoral gratuita. Para o governo do Estado, Eduardo Leite (PSDB) vai ter a maior fatia, com três minutos e 44 segundos, muito por conta do apoio do União Brasil à coligação.

O tempo é dividido 90% levando em conta o tamanho das legendas e 10% distribuído de forma igualitária entre os candidatos com representação na Câmara dos Deputados. Como a maior parte do cálculo é feito com base no número de deputados federais eleitos no pleito passado e, sendo a fusão do Dem e PSL a sigla com maior representação, esse apoio rendeu ao ex-governador cerca de um minuto e meio a mais.

Edegar Pretto (PT), com um minuto e 33 segundos, e Onyx Lorenzoni (PL), com um minutos e 31 segundos, juntos não atingem o tempo do tucano. Os três candidatos que com os maiores números de siglas coligadas, aliás, vão preencher praticamente metade dos dez minutos destinados ao cargo no Piratini. Os outros cinco candidatos com direito ao espaço terão, cada, menos de um minuto para passar as mensagens ao eleitor.

Luis Carlos Heinze (PP) é o que fica mais próximo dos 60 segundos, tendo 58. Vieira da Cunha (PDT), com 44 segundos, Vicente Bogo (PSB), com 41, Roberto Argenta (PSC), com 28, e Ricardo Jobim (Novo), com 16, dividem o restante do tempo.

Os postulantes à chefia do Executivo do RS terão os programas veiculados às segundas, quartas e sextas-feiras, às 7h e 12h nas emissoras de rádio e às 13h e 20h nas de TV. Os programas terão 25 minutos, apresentando, pela ordem, candidatos ao Senado (cinco minutos), a deputado estadual (outros dez minutos) e, por fim, ao governo.

Primeiros a aparecer
Professor Nado (Avante) vai ser o primeiro a pedir votos, conforme o sorteio que definiu a ordem do programa de estreia, no dia 26. Na sequência, virão Hamilton Mourão (Republicanos), Maristela Zanotto (PSC), Olívio Dutra (PT), Airto Ferronato (PSB), Comandante Nádia (PP) e Ana Amélia Lemos (PSD).

Entre os postulantes ao Piratini, o sorteio definiu Jobim como primeiro a fazer uso do espaço. Na sequência vêm Onyx, Edegar, Leite, Bogo, Argenta, Vieira e Heinze.

Rodízio e segundos de sobra
Há um rodízio entre eles, sendo que o último a veicular o programa vai ser o primeiro no dia seguinte, fórmula que segue sendo repetida até 29 de setembro. Como há uma sobra de cinco segundos para governador e de dois segundos para senador, o último a apresentar o programa vai ter esse tempo acrescido dentro do rodízio.

Às terças, quintas-feiras e sábados, nessa ordem, o eleitor vai acompanhar os candidatos à presidência da República e a deputado federal, com 12 minutos e 30 segundos para cada cargo. Aos domingos, rádio e TV não transmitem a propaganda eleitoral gratuita. No entanto, o TRE prevê 980 inserções, distribuídas aos partidos e veiculadas de domingo a domingo.

Caso haja necessidade de segundo turno, a propaganda eleitoral gratuita recomeça em 7 de outubro e segue até o dia 28. Havendo um cargo em disputa, o programa vai ter dez minutos, dobrando em caso de haver dois, totalizando 20.

Confira a distribuição do tempo do horário eleitoral
Governo do Estado*

1. Eduardo Leite (PSDB) – 3 minutos 44 segundos
2. Edegar Pretto (PT) – 1 minuto 33 segundos
3. Onyx Lorenzoni (PL) – 1 minuto 31 segundos
4. Luis Carlos Heinze (PP) – 58 segundos
5. Vieira da Cunha (PDT) – 44 segundos
6. Vicente Bogo (PSB) – 41 segundos
7. Roberto Argenta (PSC) – 28 segundos
8. Ricardo Jobim (Novo) – 16 segundos.
*Carlos Messalla (PCB); Paulo Roberto (PCO) e Rejane de Oliveira (PSTU) não terão acesso ao horário eleitoral.

Senado*

1. Ana Amélia Lemos (PSD) – 1 minuto 54 segundos
2. Olívio Dutra (PT) – 48 segundos
3. Hamilton Mourão (Republicanos) – 47 segundos
4. Comandante Nádia (PP) – 30 segundos
5. Professor Nado (PDT) – 23 segundos
6. Airto Ferronato (PSB) – 21 segundos
7. Maristela Zanotto (PSC) – 15 segundos
*Fabiane Sanguiné (PSTU) e Paulo Rosa (DC) não terão acesso ao horário eleitoral