O Rio Grande do Sul registrou neste começo de sábado a menor temperatura de 2024 até agora. De acordo com a Metsul Meteorologia, Pinheiro Machado teve -7,3ºC na Serra do Sudeste, no Sul do Estado. Temperaturas negativas foram observadas em grande parte dos municípios do Oeste e do Sul gaúcho na madrugada e no amanhecer deste sábado com marcas até extremas de frio.
Outras cidades com temperaturas negativas foram Quaraí (-3,3º), Santana do Livramento (-3,3°C), Herval (-3,1°C), São Sepé (-2,8°C), Alegrete (-2,2°C), Rosário do Sul (-2,2°C), São Gabriel (-1,8°C), Dom Pedrito (-1,7°C), Uruguaiana (-1,7°C) Bagé (-1,3°C), Pelotas (-1,2°C), Encruzilhada do Sul (-0,9°C), Jaguarão (-0,9°C), Cachoeira do Sul: (-0,4°C) e Vila Nova do Sul (-0,3°C).
Em Porto Alegre, a mínima foi de 1,9ºC.
O frio vai longe, segundo a MetSul Meteorologia. O domingo começará outra vez muito frio no Rio Grande do Sul e novamente o Oeste e o Sul do estado devem ter as menores marcas pelo tempo mais aberto e o perfil mais seco da atmosfera, com marcas tão baixas quanto -2ºC a -5ºC em diversos pontos.
O Sul do estado, em particular a fronteira com o Uruguai, a Campanha e a Serra do Sudeste, serão as regiões com as menores temperaturas nos próximos sete dias.
Até a metade do mês o Sul gaúcho pode anotar marcas abaixo de zero com geada todo os dias e no começo da semana ingressará um novo reforço de ar polar que trará frio intenso o dia todo de segunda-feira em diante com mínimas por demais baixas na terça.