Confronto entre indígenas mobiliza BM em Cacique Doble

Desde quarta-feira, ocorrências resultaram em pelo menos um homem baleado

POLÍCIA
Motorista de 51 anos, natural de Piraquara, Paraná, morreu no acidente

Um novo conflito entre indígenas ocorre há pelo menos três dias em uma reserva, localizada no município de Cacique Doble, no Norte gaúcho. O 10º Batalhão de Polícia Militar intensificou o monitoramento na região. “O que está acontecendo é disputa pelo cacicado”, explicou o comandante do 10º BPM, o major Rodrigo Schwaab da Silva.

Conforme Schwaab, as brigas ocorrem inclusive entre as mulheres. Em redes sociais, vídeos e imagens circularam mostrando casas sendo apedrejadas. Os confrontos ocorridos nos últimos dias resultaram em três feridos, um deles baleado. “Dois dos envolvidos na briga foram transferidos para o hospital de São José do Ouro e outro para um hospital em Passo Fundo”, esclareceu o major. A BM reforçou o efetivo na região. “Estamos indo para lá intervir”, completou o comandante.

Não é recente o registro de brigas e confrontos na área de Cacique Doble. “Às vezes, os conflitos ocorrem entre os indígenas e proprietários de terra, pela demarcação da reserva”, comentou o tenente-coronel Fabiano Paim. “Outros confrontos acontecem em disputas pelo comando da reserva entre os caciques”, explicou o oficial, que por sete anos comandou o 10º BPM. Em março de 2015, por exemplo, um desentendimento interno entre indígenas na reserva Passo Grande do Forquilha, deixou ao menos um morto e nove feridos, conforme a BM.