PF desarticula quadrilha que fazia tráfico de haxixe do Uruguai para o Brasil

Grupo criminoso movimentou cerca de R$ 5 milhões em um ano

Foto: Polícia Civil / Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), a Operação Hidden, com o objetivo de combater o tráfico de drogas do Uruguai para o Brasil e a lavagem de dinheiro praticados por organização criminosa estabelecida em Porto Alegre. Policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, um deles, em uma oficina especializada na preparação de compartimentos ocultos em veículos para o transporte da droga.

A investigação teve início em setembro de 2021 com a prisão em flagrante de um homem que transportava dez quilos de haxixe no compartimento oculto de um veículo, durante uma abordagem policial. Diligências realizadas pela Polícia Federal possibilitaram o mapeamento do grupo e a identificação da rota Uruguai-Brasil para o tráfico de haxixe.

Informações indicam que a droga era adquirida no Uruguai, transportada até Porto Alegre e posteriormente enviada para outros estados brasileiros. Desde o início da apuração, foi possível identificar a movimentação de aproximadamente 5 milhões de reais pela organização criminosa.

A operação foi denominada Hidden, que traduzido do inglês significa escondido, pela forma com que a droga era transportada pela organização.