Mais de 530 candidaturas já foram oficialmente registradas por partidos gaúcho no Tribunal Superior Eleitoral

Maioria das inscrições, até o momento, é para deputado estadual e deputado federal

Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

A dez dias do encerramento do prazo para que os partidos possam encaminhar os nomes das candidaturas e as informações sobre as chapas junto à Justiça Eleitoral, o DivulgaCandContas – sistema do órgão – já recebeu 535 nomes de candidatos que devem participar das eleições no Rio Grande do Sul.

Desse total, são 308 candidaturas para deputado estadual, outras 220 para deputado federal, além de duas para governador e vice-governador e uma para senador, 1° suplente e 2° suplente de senador.

Na corrida ao Palácio Piratini, os nomes, confirmados, até agora, foram os de Edegar Pretto (PT) e Vicente Bogo (PSB). No cadastro de ambos, também já há confirmação dos nomes que concorrerão a vice-governador nas chapas: Pedro Ruas (PSol) e Josi Paz (PSB), respectivamente. No sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já é possível consultar, ainda, o plano de governo da chapa ‘Frente da Esperança’, liderada por Pretto, e da chapa pura do PSB encabeçada por Bogo.

Os dois candidatos foram os primeiros de um total de dez que devem formalizar as inscrições até 15 de agosto.

Já em relação ao Senado, apenas Airto Ferronato (PSB), bem como a 1° e 2° suplente do cargo, Sandra Figueiredo e Fabiane Peglow, que são do mesmo partido, registraram candidaturas até esta sexta.

*Matéria atualizada às 14h30min do dia 05/08/2022