TSE recebe primeiros registros de candidatura a presidente

Candidatos do Pros e do PCB foram primeiros a se registrar

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a receber, nesta segunda-feira, os registros de candidatura à Presidência da República para as eleições deste ano. Os dois primeiros registros que o tribunal recebeu foram dos candidatos Pablo Marçal (Pros) e Sofia Manzano (PCB).

É em convenções partidárias nacionais, que ocorrem desde 20 de julho, que os filiados de cada partido definem os pré-candidatos a presidente e vice. A documentação é enviada a um sistema desenvolvido pela Justiça Eleitoral exclusivamente para o registro de atas de convenções partidárias e de pedidos de registro de candidatura.

O calendário eleitoral de 2022 define o dia 15 de agosto como a data-limite para que partidos políticos, federações e coligações solicitem o registro de candidatas e candidatos aos cargos de presidente da República, governador e senador, bem como às vagas de deputados federais, estaduais e distritais, nesse caso aos tribunais eleitorais de cada região.

O cidadão pode acompanhar os registros pelo sistema DivulgaCandContas, do TSE. Ele reúne informações referentes detalhadas sobre candidatas e candidatos, como certidões criminais e declaração de bens. O sistema também permite consultar a prestação de contas com a arrecadação e gastos durante a campanha.

Perfis
Natural de Goiânia (GO), Pablo Marçal, de 35 anos, é empresário e vai ter como vice Fátima Pérola Neggra, de 54. Ela é policial militar e escritora, nascida em Iporã (PR).

A candidata Sofia Manzano, de 51 anos, é professora universitária e natural de São Paulo (SP). Vai ter como vice Antônio Alves da Silva Junior, de 43 anos, jornalista, natural de Recife (PE).