Bolsonaro convida chefes de Estado para 7 de Setembro

Marcelo Rebelo de Souza (Portugal), João Lourenço (Angola) e Umaro Sissoco Embaló (Guiné-Bissau) estão entre os convidados

Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) convidou chefes de Estado dos países de língua portuguesa para as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, a ser comemorado em 7 de Setembro. Entre os convidados, Marcelo Rebelo de Souza (Portugal), João Lourenço (Angola), Umaro Sissoco Embaló (Guiné-Bissau), Carlos Vila Nova (São Tomé e Príncipe), Filipe Nyusi (Moçambique), José Ramos-Horta (Timor Leste) e José Maria Neves (Cabo Verde).

Neste ano, o país comemora os 200 anos de independência de Portugal. O governo deseja contar com um empréstimo temporário do coração mumificado de Dom Pedro 1º para a comemoração do bicentenário. De acordo com o Itamaraty, o transporte deve se dar em avião da Forças Aéreas Brasileira.

O coração se encontra na igreja de Nossa Senhora da Lapa, na cidade do Porto, em Portugal. A reportagem do portal R7 apurou que o lado português não impôs qualquer condição para o translado do órgão salvo a exigência de laudo técnico atestando que a viagem ao Brasil não oferece risco de dano. A programação segue em fase de elaboração.