Biden confirma morte de chefe da Al Qaeda em ataque com drone no Afeganistão

Sucessor de Bin Laden, Ayman al-Zawahiri morreu em Cabul, conforme o presidente norte-americano; Taliban condenou ataque

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou, na noite desta segunda-feira, a morte do líder da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri, em um ataque com drone em Cabul, capital do Afeganistão. Al-Zawahiri passou a liderar a organização criminosa depois da morte de Osama bin Laden.

“Durante o fim de semana, os Estados Unidos realizaram uma operação antiterrorista contra um importante alvo da Al Qaeda no Afeganistão. A operação foi um sucesso, e não houve vítimas civis”, declarou, mais cedo, um funcionário do governo americano que não quis se identificar, de acordo com a Agência France Presse (AFP).

O anúncio ocorre quase um ano após a caótica retirada das forças americanas do Afeganistão, que permitiu aos talibãs retomar o controle do país após 20 anos.

Em meados de julho, os Estados Unidos anunciaram a morte do líder do grupo Estado Islâmico na Síria, Maher al Agal, também durante um ataque com drones, uma operação que “enfraqueceu consideravelmente a capacidade” da organização “para preparar, financiar e realizar operações na região”, afirmou um porta-voz militar americano.

Reação talibã

O ataque de drone é o primeiro ataque conhecido dos EUA no Afeganistão desde que tropas e diplomatas norte-americanos deixaram o país em agosto de 2021.

Em um comunicado, o porta-voz do Taliban Zabihullah Mujahid confirmou que um ataque ocorreu e o condenou veementemente, chamando-o de violação de “princípios internacionais”, informou a Agência Reuters.

O paradeiro de Zawahiri – com rumores apontando para a área tribal do Paquistão ou dentro do Afeganistão– era desconhecido até o ataque.