Campeão peruano e carrasco de clubes de tradição: conheça o Melgar, rival do Inter

Los Rojinegros deixaram Racing e Deportivo Cali pelo caminho na Copa Sul-Americana

Foto: FBC Melgar/Divulgação

Rival do Inter nas quartas de final da Copa Sul-Americana, o peruano Melgar vive um dos melhores momentos em sua curta história continental. Após deixar o gigante argentino Racing e o tradicional colombiano Deportivo Cali pelo caminho, “Los Rojinegros” estão entusiasmados para seguir fazendo história comandados pelo artilheiro da competição Bernardo Cuesta no ataque.

No entanto, o primeiro desafio dos atuais campeões do Peru, será dar sequência ao bom trabalho do técnico argentino Néstor Lorenzo, que deixou a equipe para assumir a seleção da Colômbia. Caberá ao compatriota Pablo Lavallén a missão. Diante do Cali, Lorenzo se despediu do time no triunfo por 2 a 0 em Arequipa.

Lavallén tem em seu currículo um vice-campeonato da Sul-Americana, com o Colón, em 2019. Na ocasião, foi derrotado pelo Independiente Del Valle, do técnico Miguel Ángel Ramírez, que viria a assumir o Colorado em 2021 sem deixar saudades.

Campanha até às quartas de final

O Melgar começou sua trajetória na Sul-Americana 2022 ainda na fase preliminar. Levou a melhor contra o peruano Cienciano. Após empate na ida, Los Rojinegros fizeram valer o fator local e ganharam de 1 a 0 em Arequipa.

Na fase de grupos, o time de Néstor Lorenzo surpreendeu. Em uma chave com Cuiabá, Racing e River Plate, do Uruguai, os peruanos passaram na primeira colocação com 12 pontos, empatado com La Academia, no entanto, superior no saldo de gol.

O principal triunfo foi contra o Racing, em Arequipa. Lá, venceu por 3 a 1, retirando a invencibilidade do time de Avellaneda na temporada. O atacante Luis Iberico foi às redes duas vezes e o artilheiro Bernardo Cuesta anotou o outro tento. Até aqui, são dez jogos na Sul-Americana, seis vitórias, dois empates e duas derrotas. 14 gols marcados e oito sofridos.

Nas oitavas, novamente um rival com tradição pelo caminho. O colombiano Deportivo Cali foi superado. Um empate em Cali e uma vitória por 2 a 0 em Arequipa. Os dois gols foram de Cuesta.

Artilheiro perigoso e altitude

A ameaça do Melgar está em seu camisa 9, Bernardo Cuesta, de 33 anos. Ele é o artilheiro da competição, com 8 gols em 9 partidas. Foi contratado no começo de 2021, do Puebla FC do México. Essa é sua quarta passagem na equipe de Arequipa. Ao todo, são 149 gols em 294 jogos. Na campanha do título do Peruano, anotou 17 partidas e 7 gols.

O palco do jogo de ida, marcado para o dia 4 de agosto, às 19h15min, será o estádio Monumental Virgen de Chap em Arequipa. A altitude de 2.335m será uma adversária colorada. Como mandante, os peruanos somam 100% de aproveitamento.