Cerca de 90% das empresas brasileiras são familiares. É o que mostram dados atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No entanto, um levantamento de 2020 da consultoria PwC (PricewaterhouseCoopers) indica que 75% dessas mesmas empresas familiares fecham as portas após serem sucedidas pelos herdeiros dos gestores.
Rio Grande do Sul acompanha a característica nacional de ter a maioria dos negócios formados com base familiar. Segundo pesquisa retratos de Familia, realizada em 2018 e atualizada em 2020 da KPMG, mostra como a resiliência das empresas familiares tem sido fundamental para a adaptação à nova realidade. 90% das empresas no Brasil têm perfil familiar, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os family businesses empregam 75% da mão de obra brasileira. Além dos desafios próprios de empreender, esse fator requer cuidados extras para garantir a sobrevivência do empreendimento ao longo dos anos. Com isso, a JValério Gestão e Desenvolvimento, em parceria com a Fundação Dom Cabral, realizam pela primeira vez o Programa de Desenvolvimento de Conselheiros (PDC), voltado aos empresários gaúchos.
Para Clodoaldo Oliveira, diretor geral da JValério, os dois últimos anos trouxeram aos empresários um novo olhar a respeito da gestão. “Para sobreviver ao mercado, as empresas inovaram. No entanto, as de gestão familiar, passaram a se atentar mais a necessidade de governança corporativa e principalmente a sucessão familiar”, enaltece. Com isso, segundo o diretor, os desafios para os conselheiros aumentaram exponencialmente e os Conselhos de Administração terão papel decisivo nesse período pós pandemia.
O programa prepara conselheiros de administração para a função e promover a compreensão sobre as responsabilidades do cargo, com foco na articulação dos campos da Governança e da Gestão. Além disso, o PDC faz uma simulação prática das etapas de preparação e execução de uma reunião do conselho de administração.
O PDC, que está com inscrições abertas e que acontece no mês de setembro em Curitiba – sede da JValério, é destinado aos Conselheiros já atuantes que precisam ampliar o conhecimento e se atualizar para as melhores tomadas de decisões, aos acionistas e profissionais com grande experiência no mercado que desejam se posicionar como conselheiros e para as empresas familiares, dos mais diversos ramos de negócio, que desejam construir um bom conselho de administração.