Presidente da Petrobras pede demissão

Foto: Shutterstock / Divulgação / CP Memória

A Petrobras comunicou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a demissão de seu presidente José Mauro Coelho. No comunicado, a companhia destaca que “a nomeação de um presidente interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras a partir de agora”. Além disso, “fatos considerados relevantes serão prontamente comunicados ao mercado”.

Conforme fontes do setor, a decisão foi antecipada depois que o dirigente foi alertado que seria destituído pelos conselheiros da estatal alinhados com o governo, e que são maioria no conselho.

A pressão para sua renuncia ganhou reforço na semana passada, acelerando a aprovação do nome do seu substituto, Caio Paes de Andrade. A estimativa inicial é que o nome do novo presidente seria analisado pela assembleia de acionistas apenas no final de julho ou início de agosto.

Coelho foi demitido há um mês, mas o processo de checagem do candidato indicado a ser seu substituto ainda não foi iniciado. As sucessivas altas no preço dos combustíveis levaram o governo a buscar medidas para arrefecer o preço cobrado nas bombas. Na semana passada, o projeto de lei que estabeleceu um teto de 17% sobre o ICMS foi aprovado pela Câmara dos Deputados.