Bancos centrais do Brasil e EUA anunciam hoje as novas taxas básica de juros

Foto: Marcello Casal Jr./ABr

É hoje a super quarta-feira esperada pelo mercado financeiro. Será o dia em que o Federal Reserve – o banco central norte-americano – e o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil anunciam suas políticas monetárias, incluindo a nova taxa de juros destes países e que passam a vigorar, respectivamente, nos Estados Unidos e no Brasil.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve (Fed) anuncia sua decisão, e analistas apontam a expectativa de uma elevação de 0,50 ponto percentual no nos juros, embora a probabilidade de um aumento de 0,75 ponto tenha crescido depois que na sexta-feira, (10), o indicador inflacionário dos EUA ter assustado os agentes financeiros. O índice de preços ao consumidor norte-americano subiu 1,0% em maio. Na comparação com abril de 2021, a alta foi de 8,6% (o pior resultado em 12 meses desde dezembro de 1981).

No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil anuncia sua decisão de elevar ou não a Taxa Selic. Para esta decisão, os técnicos do comitê vão ter em mãos as expectativas atualizadas do Relatório Focus, que tem sua divulgação suspensa em razão da greve dos servidores da autarquia.

No último dia 6, o BC publicou expectativas parciais de analistas de mercado.  O mercado financeiro estima que a taxa Selic será elevada para 13,25% para continuar contendo segurando a inflação.