A Associação das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) lança, nesta quarta-feira, 15, a 8ª edição do Mapeamento – Quantificação dos Materiais no Calçado. A publicação, desenvolvida pela entidade com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), aponta os principais componentes utilizados na fabricação de calçados brasileiros. O evento de lançamento será on-line, a partir das 10 horas.
A palestra do evento será conduzida por Marcos Lélis, doutor em Economia e consultor setorial, que apresentará um panorama da macroeconomia e do mercado de componentes para calçados, oportunidades e projeções, além de apresentar a publicação desenvolvida pelo departamento de Inteligência de Mercado da Assintecal pelo oitavo ano consecutivo.
Entre os dados apresentados, e que estarão no estudo, está o de que os cabedais de laminados de poliuretano seguem respondendo por mais de 40% do total produzido. Em seguida aparecem os desenvolvidos com laminados de PVC (25%), materiais têxteis (20,9%) e Couro (12,8%). “A publicação é fundamental para o planejamento das empresas do setor, levando-as a uma melhor compreensão dos processos produtivos por meio dos insumos utilizados na fabricação de cabedais, forros, solados, enfeites etc”, ressalta o gestor de Inteligência de Mercado da Assintecal, Luiz Ribas Júnior.