Após primeiro caso confirmado, Brasil monitora nove suspeitas de varíola do macaco

Paciente com diagnóstico positivo segue internado em São Paulo; ele viajou para Portugal e Espanha recentemente

Foto: Reprodução/UKSHA

Chega a nove o número de casos suspeitos de varíola do macaco sendo acompanhados pelo Ministério da Saúde em todo o país, informou a pasta nesta sexta-feira. Ontem, São Paulo confirmou o primeiro diagnóstico da doença.

A pasta recebeu notificações de suspeitas de Santa Catarina (2), Mato Grosso do Sul (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), São Paulo (1), Rio de Janeiro (1) e Ceará (1).

Os resultados podem demorar alguns dias, já que são necessários exames de sequenciamento genético para confirmar a infecção pelo vírus.

O paciente confirmado em São Paulo segue internado em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. A Secretaria de Estado da Saúde assegura que ele passa bem.

O homem de 41 anos viajou recentemente para dois dos países com maior número de casos confirmados da doença no mundo: Espanha (259) e Portugal (209).

Segundo monitoramento em tempo real da iniciativa Global.health, organizada por pesquisadores de universidades como Harvard e Oxford, já passa de 1.450 o número de pessoas com varíola do macaco no mundo desde o primeiro caso, identificado no Reino Unido em 7 de maio.