O Sebrae, juntamente dom 10 instituições financeiras, lançaram a Campanha Nacional de Renegociação de Dívidas, que vai ajudar pequenos negócios que estão com parcelas de dívidas em atraso. A campanha inclui um ciclo de palestras online no canal do Sebrae no Youtube, de desta segunda até 10 de junho.
A estimativa é que cerca de 14 mil empresas, entre Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte, sejam beneficiadas.
Participam da ação Banco do Brasil , Caixa Econômica Federal, Serasa, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência Estadual de Fomento do Rio de Janeiro (AgeRio), Agência de Desenvolvimento do Estado de São Paulo (Desenvolve SP), Agência de Desenvolvimento do Estado de Goiás (Goiás Fomento), Sociedade de Crédito Direto (ACCrédito) e Banco Original.
Pesquisa do Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas mostrou que 59% dos pequenos negócios tem mais de um terço dos custos mensais comprometidos com dívidas e empréstimos. Entre as micro e pequenas empresas, esse índice é de 48% e, entre os MEIs, é ainda maior: 67%.