Nascidos em outubro têm saque extraordinário do FGTS liberado nesta quarta

Caixa orienta o resgate por meio do aplicativo FGTS | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os trabalhadores têm confirmado um novo pagamento extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Desta vez, apenas os nascidos no mês de outubro poderão resgatar o benefício de até R$ 1.000,00 nesta quarta-feira, 1º de junho. Essa modalidade de saque FGTS foi liberada pelo governo federal com o objetivo de aquecer a economia do Brasil, após a alta da inflação e dos juros.

De acordo com o calendário dividido por mês de nascimento divulgado pelo governo federal, cerca de 3,5 milhões de trabalhadores terão R$ 2,5 bilhões liberado. Esse tipo de saque ganhou o nome de extraordinário porque foge das opções tradicionais permitidas aos empregados, entre elas: demissão por justa causa; saque-aniversário no mês de nascimento; saque-calamidade (em caso de desastres naturais); aposentadoria; compra da casa própria; e doença grave.

E os trabalhadores não precisam mais ir até uma agência da Caixa para realizar o saque FGTS, que pode ser liberado por meio do aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS). Para verificar a disponibilidade, o trabalhador deve realizar uma consulta por meio do site fgts.caixa.gov.br ou no aplicativo FGTS.

O site informa apenas a data da liberação e se o crédito será feito de forma automática. O aplicativo tem mais funcionalidades, como a consulta aos valores, a atualização dos dados da conta poupança digital e o pedido para desfazer o crédito e manter o dinheiro na conta do FGTS.

O prazo para saque termina em 15 de dezembro. Caso o dinheiro não seja resgatado, retirado ou transferido para uma conta corrente, ele volta para a conta vinculada do FGTS depois dessa data. O dinheiro não movimentado será restituído ao FGTS, com correção pelo rendimento do Fundo de Garantia correspondente ao período em que ficou parado na conta poupança digital.