Hospital Moinhos de Vento reabre tenda para pacientes respiratórios nesta terça-feira

Novidade é decorrente da demanda das emergências adulto e pediátrica

Estrutura ficará próxima à entrada da rua Ramiro Barcelos. Foto: Hospital Moinhos de Vento/Divulgação

O Hospital Moinhos de Vento anunciou, nesta segunda-feira (30), a reabertura da tenda para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios. A estrutura será montada na área externa, próxima à entrada pela rua Ramiro Barcelos, em Porto Alegre, e já estará funcionando na tarde desta terça-feira. O atendimento ocorrerá todos os dias, das 8h às 17h.

Segundo a instituição, a reabertura foi motivada pelo grande número de atendimentos de pacientes, principalmente com quadros de baixa complexidade, nas emergências adulto e pediátrica. Hoje, ambas unidades estão com 100% de ocupação – ainda que o hospital tenha capacidade de ampliar os leitos, conforme demanda.

O aumento foi de 40% – graças, principalmente, às síndromes respiratórias, como Influenza, Covid-19 e outras doenças virais. Na tenda, os pacientes passarão por triagem para verificar se possuem os critérios para testagem de Covid-19. Pacientes com outros problemas de saúde seguem sendo atendidos normalmente na Emergência.

SUS enfrenta período de superlotação

O aumento na demanda por atendimento de emergência, relatado pelos dirigentes do Moinhos de Vento, também é percebido no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta segunda, a rede opera com 128% de lotação. A situação mais crítica é a do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), que tem 116 internados em 55 leitos (210% de ocupação).

Também operam acima da capacidade o Instituto de Cardiologia (176%), Santa Casa de Misericórdia (154%), Restinga (144%) e Vila Nova (119%). Enquanto isso, o Hospital Nossa Senhora da Conceição tem 81% das vagas de emergência ocupadas. Nos pronto-atendimentos a situação é ainda mais crítica, com 150% de ocupação na rede.