Sobe para 56 número de mortes pelas chuvas em Pernambuco

Ao menos outras 56 pessoas seguem desaparecidas; impacto das chuvas levou nove municípios a decretarem situação de emergência

Bombeiros fazem resgate em Jaboatão dos Guararapes. Foto: Divulgação/CBM-PE

O número de mortes em razão das chuvas em Pernambuco chegou a 56, segundo a Defesa Civil. Mais 12 óbitos, em relação ao levantamento anterior, foram confirmados na tarde deste domingo. Outras 56 pessoas seguem desaparecidas nos municípios de Recife e Olinda. Já o total de desabrigadas chega a 3.957, sobretudo nos municípios da região Metropolitana e da Mata Norte.

De acordo com a Central de Operações e do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) de Pernambuco, nove municípios decretaram estado de emergência: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho e São Vicente Ferrer.

Equipes de resgate seguiram para 12 pontos de deslizamento, com auxílio de cães farejadores e equipamentos específicos para a ação. Desde o começo do sábado e até a madrugada deste domingo, o Grupamento de Bombeiros Marítimos resgatou 593 vítimas e o telefone 193 recebeu mais de 46 mil ligações.

Ainda segundo o comunicado, 92 novos soldados do Corpo de Bombeiros, nomeados dias antes do previsto, nesse sábado, já se juntaram ao efetivo. Militares da Paraíba e de Minas Gerais também se uniram aos esforços de resgate, além de equipes do Exército e da Marinha.