AMRIGS vacina médicos contra a gripe em Porto Alegre

Atividade buscou oportunizar imunização aos associados e demais profissionais da área

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) promoveu nesta quarta-feira a vacinação contra a gripe para médicos. A ação que não é apenas para associados, abrangendo toda a comunidade médica, aconteceu ao longo da manhã, na sede da entidade, na avenida Ipiranga, em Porto Alegre.

“Essa campanha é para que possamos oportunizar aos colegas que têm dificuldade em procurar uma unidade de saúde, até pelo seu trabalho, essa alternativa para imunização. Para quem está trabalhando no contato direto com o paciente é de extrema importância que os profissionais estejam vacinados”, explica o médico e diretor de comunicação da entidade, Marcos André dos Santos.

Santos destaca o aumento das doenças respiratórias nesta época do ano. “Quando falamos em doença respiratória, todo mundo pensa em Covid-19. Mas existem outras que vão acometendo a nossa população, A imunização é importante para que se diminua a necessidade de internação com as doenças respiratórias. Há uma deficiência de leitos e temos que estimular a população a se vacinar”, enfatiza.

Para o diretor da AMRIGS, a classe médica precisa dar exemplo ao cidadão. “Se nós médicos estamos nos cuidado e nos vacinando, mostramos que é importante. Não se pode deixar que a politização das doenças, algo que nunca houve antes, interfira no que realmente é necessário”, afirma. A imunização anual contra a influenza é fundamental, pois o vírus está sempre em processo de mutação. Além disso, as vacinas contra a gripe não mantêm sua eficácia por mais de seis meses.

A ação da AMRIGS ocorreu em parceria com a prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual da Saúde e Sistema Único de Saúde (SUS).