Guerra na Ucrânia completa três 3 meses com rastro de destruição, refugiados e civis mortos

Conflito já provocou a saída de mais de 6 milhões de pessoas do país e vitimou 3.309 sem elo com batalhas, segundo Nações Unidas

Foto: Serviço de Emergência da Ucrânia

A guerra na Ucrânia completa nesta terça-feira (24) três meses desde a ordem de invasão do país dada por Vladimir Putin. Classificado pelo presidente da Rússia de “operação militar especial”, o conflito já deixou milhões de refugiados e causou trilhões em danos e prejuízos.

Segundo dados do Acnur (Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), 6.552.971 pessoas deixaram a Ucrânia desde o início da guerra. A agência da ONU também registrou 2.048.500 entradas no país — sem ser possível confirmar se esse número se relaciona à população que retornou à Ucrânia.

Também segundo a ONU, pelo menos 3.309 civis morreram devido aos confrontos entre russos e ucranianos. As Nações Unidas alertam para um número muito maior, já que diversas partes do país estão sitiadas, sem a possibilidade de acesso por parte de funcionários da ONU.

As autoridades da Ucrânia estimam que a guerra tenha causado R$ 3,4 trilhões em danos à infraestrutura do país e prejuízos em negócios.