A Prefeitura de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, começa a semana orientando a população que necessita de atendimento pediátrico que levem as crianças diretamente às Unidades de Pronto Atendimento Boqueirão e Rio Branco. Esses locais são alternativas devido a suspensão temporária do atendimento do Setor de Emergência Pediátrica no Hospital Universitário (HU).
O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, realizou reunião nesse domingo, com os secretários da Saúde, Eloir Vial, do Planejamento e Gestão, Cristina Santos Tietbohl, e com o Procurador-Geral do Município, Cesar Augustus Collaziol Palma, para tratar do assunto. Os serviços de maternidade, UTI infantil e internação pediátrica no Hospital Universitário seguem operando normalmente.
Segundo o executivo municipal, nos últimos anos, tem diminuído a oferta de pediatras no mercado de trabalho. A procura pela especialidade e o interesse dos profissionais em trabalhar no SUS tem sido menor que em outros anos. O cenário da escassez de profissionais de pediatria também afeta os hospitais da Região Metropolitana. Apesar de existir um trabalho constante das Unidades de Pronto Atendimento para suprir essa carência, a alta demanda faz com que o tempo de espera seja maior que o considerado ideal, reconhece à prefeitura.
Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), as crianças são atendidas por médico ou enfermeiro, com apoio de pediatra na própria Unidade. A orientação da Secretaria Municipal da Saúde é que os pacientes serão atendidos por um médico, na UPA.
Endereços/telefones das UPAs
UPA Boqueirão
Horário: diariamente (24 horas)
Endereço: Rua Boqueirão, 2901 – Bairro Guajuviras
Telefone: 3463-6902
UPA Rio Branco
Horário: diariamente (24 horas)
Endereço: Rua Cairú, 600 – Bairro Rio Branco
Telefone: 3415-4616