Nove em cada dez profissões perderam poder de compra em um ano, diz CNC

| Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Um total de 90% das profissões perdeu poder de compra entre março de 2021 e o mesmo mês de 2022. A constatação está em um estudo feito pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Nesse mesmo período, inflação oficial, calculada no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), foi de 11,7%. A pesquisa levou em consideração 140 profissões, ou 72% das pessoas no mercado de trabalho.

O cálculo comparou o salário médio nominal de admissão, que cresceu 3,6% entre março de 2021 e março de 2022, em relação à inflação do período, de 11,7%. Isso resultou em uma perda de 8,1% no poder de compra.

Foram excluídas do levantamento aquelas menos relevantes em termos de número de profissionais. A profissão mais afetada pela inflação foi a de faxineiro, com perda de 16% no poder de compra do salário. Motoristas de ônibus vêm na segunda posição, com 3,9% de perda.

O estudo conclui que apenas uma em cada dez profissões conseguiu aumentar seu poder de compra. Médico clínico foi a profissão que mais teve o salário valorizado, com pouco mais de 16%, impulsionado pela demanda da pandemia.