Componentes para calçados registram mais de US$ 137 milhões em exportações

Crédito: Assintecal/Divulgação

O setor de componentes para couro, calçados e artefatos exportou o equivalente a US$ 137,3 milhões nos primeiros quatro meses de 2022, 17% mais do que no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 18, pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) indicam que, considerando apenas o mês de abril, as exportações de componentes geraram US$ 37,2 milhões, incremento de 24% comparado com o mesmo mês de 2021.

O principal destino dos embarques do setor no primeiro quadrimestre foi a Argentina, que ultrapassou a China no período. Nos quatro meses, foram embarcados para lá o equivalente a US$ 30,5 milhões, 62% mais do que no mesmo período do ano passado.

“O setor calçadista argentino vem em plena recuperação desde 2021, quando cresceu mais de 90%, segundo fontes locais. Como a importação de componentes chineses ficou mais cara em função dos fretes, os fabricantes locais estão voltando os olhos para fornecedores brasileiros, que têm plena capacidade de atendimento dessa demanda”, avalia o gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior.

O segundo destino do quadrimestre foi a China, que importou o equivalente a US$ 27 milhões, 7% menos do que no mesmo período do ano passado.

Origens

O maior exportador de componentes do quadrimestre foi o Rio Grande do Sul, que embarcou o equivalente a US$ 75,32 milhões, 10% mais do que no mesmo intervalo de 2021. No segundo posto aparece São Paulo, que somou US$ 13,7 milhões em exportações, dado 30% superior ao registro do período correspondente do ano passado.

Por material, na lista dos mais exportados do quadrimestre aparecem os produtos químicos para couros, que somaram US$ 62,8 milhões, 1% mais do que no mesmo intervalo do ano passado. O segundo material mais exportado foram os cabedais, com US$ 39 milhões e incremento de 25% ante período correspondente do ano passado. No terceiro posto apareceram os produtos químicos para calçados (adesivos), com US$ 14,5 milhões e incremento de 24% ante 2021.