Câmara convida Sachsida para explicar privatização da Petrobras

Comissões querem ouvir o ministro de Minas e Energia sobre os planos do governo entregar a empresa à iniciativa privada

Foto: Marcello Casal Jr./Abr

Duas comissões da Câmara dos Deputados convidaram o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, a prestar esclarecimentos sobre a ideia do governo federal de privatizar a Petrobras e a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA). Ao assumir o cargo na semana passada, Sachsida declarou que vai pedir à equipe econômica do Executivo estudos sobre a desestatizações.

As comissões que convidaram o ministro são a de Fiscalização Financeira e Controle e a de Minas e Energia. Inicialmente, os requerimentos analisados pelos colegiados pediam a convocação de Sachsida, instrumento de caráter coercitivo que força o depoente a comparecer. Em caso de convite, essa obrigação não existe.

A tendência é de que o ministro seja interrogado pelos parlamentares até o fim de junho. Os deputados entendem que essa é uma boa oportunidade para o ministro detalhar os planos do governo de entregar as empresas à iniciativa privada.

Além da audiência com o ministro, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou um convite ao presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, para que ele fale sobre os reajustes nos preços dos combustíveis estabelecidos pela empresa. Coelho também já havia sido convidado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para explicar o recente aumento no preço do diesel.