O presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, deve explicar o aumento no preço do diesel na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. O colegiado aprovou, nesta quarta, o requerimento do convite, de autoria do deputado Heitor Schuch (PSB-RS). A data em que Coelho deve falar na comissão ainda não está definida.
“Nosso pedido é baseado na política dos preços dos combustíveis. O óleo diesel é um insumo imprescindível para a cesta de produtos do agricultor, setor primário, cooperativas e prefeituras fazerem o pacote para o Plano Safra. Adubos, fertilizantes, máquinas também são importantes, mas se não tivermos o combustível, nenhuma máquina se movimenta”, argumentou Schuch.
Na terça-feira passada, começou a vigorar o aumento do diesel autorizado às refinarias pela Petrobras. O preço médio de venda do combustível às distribuidoras passou de R$ 4,51 para R$ 4,91 o litro, o que representa um reajuste de 8,8%.
O valor do combustível nos postos já acumula alta de 96% nos últimos três anos, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Em abril, a inflação oficial de preços alcançou 12,13% no acumulado dos últimos 12 meses, puxada pelo valor dos combustíveis. A gasolina e o diesel, juntos, subiram 33,2% nesse período. O governo federal argumenta que o valor do diesel sofre o impacto da guerra na Ucrânia.