Rede de franquia anuncia emissão de bônus vinculado à sustentabilidade

Crédito: Divulgação

A Arcos Dorados, franquia que opera a marca McDonald’s em 20 países da América Latina e do Caribe, anuncia a emissão de seu primeiro bônus relacionado à sustentabilidade, o Sustainability Linked Bond (SLB). Com isso, a empresa se torna a primeira do setor de restaurantes a associar um instrumento financeiro com objetivos ambientais.

Os SLBs são instrumentos de dívida que têm como objetivo fazer com que o emissor se comprometa a cumprir metas de ESG (Environmental, Social e Governance), definidas a partir de indicadores-chave de desempenho (KPIs), em troca de taxas mais atraentes. Dessa forma, a Arcos Dorados optou por atrelar o bônus à meta previamente estabelecida pela companhia de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 36% em sua operação própria e em 31% em sua cadeia de fornecimento, de maneira progressiva até 2030 (em ambos os casos, serão utilizados como base os dados absolutos de 2021).

“A sustentabilidade faz parte da cultura da Arcos Dorados e também da nossa estratégia de negócio. Como líderes, visamos continuamente o equilíbrio entre nossas atividades comerciais e o impacto socioambiental. A emissão deste bônus é um passo ambicioso que demonstra nossa certeza de que a sustentabilidade não é só um dever das empresas, mas que pode também ser uma boa estratégia financeira”, afirma Marcelo Rabach, Chief Executive Officer.

Desde 2019, a Arcos Dorados mede e audita o índice de carbono em toda sua operação, que representa aproximadamente 5,7% do total de suas emissões. Desde 2021, também monitora seus fornecedores, considerando que mais de 93% das emissões de GEE de toda a empresa vêm de sua cadeia. Por isso, os KPIs definidos pela companhia para esse instrumento financeiro representam quase 100% de suas emissões de GEE.

A emissão do Sustainability Linked Bond será acompanhada por auditorias anuais realizadas por entidades externas para medir o cumprimento dos indicadores assumidos pela companhia. Além disso, para realizar essa operação e, em linha com o que os Princípios de Bônus Vinculados à Sustentabilidade estabelecem, o instrumento financeiro conta com o apoio da Sustainalytics, reconhecida empresa global de rating em sustentabilidade.