Cidades do Sul gaúcho suspendem aulas diante de alerta para ciclone

Duas principais universidades da região e redes municipais de ensino tomaram decisões semelhantes

Furg anunciou suspensão das atividades. Foto: Secom / Divulgação

O alerta meteorológico emitido pela Marinha para fortes temporais no Rio Grande do Sul, a partir desta terça-feira, colocou as autoridades municipais em alerta. Até a noite desta segunda-feira, cidades como Rio Grande e Pelotas já haviam cancelado as aulas na rede municipal de ensino. As duas principais universidades da região também já tomaram medida semelhante.

Rio Grande
Em Rio Grande, as aulas municipais e universitárias foram suspensas nesta terça. O coordenador da Defesa Civil da cidade, Rudimar Machado garante que as equipes do órgão foram postas em prontidão, com capacidade para atender até 200 famílias em uma hora, caso necessário.

“Temos lonas, telhas, alimentos, além de cobertores e colchões e capacidade para dar suporte rápido para centenas de pessoas já num primeiro momento, caso seja necessário”, relata.

A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) optou por suspender todas as atividades administrativas e acadêmicas, ao menos durante esta terça. A decisão, conforme o Gabinete da Reitoria da instituição, afeta o funcionamento de todos os campi e teve como base o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A Prefeitura do Rio Grande constituiu um gabinete de gestão para acompanhar os efeitos do temporal.

Pelotas
A prefeitura de Pelotas também emitiu alerta para a tempestade. A recomendação, publicada nas redes sociais da prefeitura, é de que as escolas e universidades do município suspendam as aulas no período noturno.

A rede municipal de ensino acatou a decisão e suspendeu as aulas nesta terça-feira. A decisão é válida para Ensino Fundamental, Médio e EJA. No município, a Faculdade Anhanguera também suspendeu as atividades presenciais nesta terça-feira.

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) também se manifestou. Em nota publicada na noite desta segunda-feira, a instituição anunciou a suspensão das atividades acadêmicas presenciais ao longo da tarde e noite da terça-feira, e na manhã de quarta-feira.

Mostardas
A Prefeitura de Mostardas comunicou a decisão por meio das redes sociais na noite desta segunda-feira. No município do litoral Sul, as aulas foram suspensas na terça-feira e quarta-feira.

Santa Vitória do Palmar
A Prefeitura de Santa Vitória do Palmar também comunicou o cancelamento das aulas nesta terça-feira, em nota divulgada no Facebook, em função do alerta climático.

São José do Norte
Além de anunciar a suspensão das aulas na rede municipal, a Prefeitura de São José do Norte vai ter expediente reduzido nesta terça-feira. O atendimento à população vai ocorrer apenas no turno da manhã. O Executivo também recomendou que demais estabelecimentos encerrem as atividades “um pouco mais cedo” na terça-feira para evitar maiores deslocamentos durante os horários previsto para maior índice de vento e rajadas fortes.