Em busca de apoio ao projeto que prevê o investimento de recursos estaduais em rodovias federais, a Granpal, que reúne prefeitos da região Metropolitana de Porto Alegre, realizou, nesta segunda-feira, reunião na Assembleia Legislativa. O evento, que buscou sanar dúvidas e conseguir adesão de deputados para aprovação da proposta, prevista para ser votada nesta terça-feira na Casa, contou com pouca participação dos parlamentares. O projeto vem enfrentando resistência e corre o risco de não ser aprovado.
A proposta prevê o aporte de quase R$ 500 milhões de recursos que serão feitos por meio do Daer, envolvendo obras, serviços de pavimentação e construção de trevos, por exemplo. Caso aprovada, uma das obras que deve receber investimento é a do Complexo Sinos–Scharlau, em São Leopoldo, trecho onde há frequentes engarrafamentos na região.
Ao defender a medida, o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, explicou que a aplicação de investimento em estradas de outra esfera já acontece, dando como exemplo a aplicação de recursos municipais em estradas estaduais. Ele também reforçou, mais de uma vez, que esse é um valor disponível em caixa que deve qualificar o serviço oferecido. “Ao investir recursos públicos em obras públicas de infraestrutura, começa a girar a economia, os serviços começam a ter condição de fazer mais e mais, qualifico a mão de obra e passo a ter aumento da arrecadação do Estado através da produtividade”, defendeu.
Lemos, porém, ressalvou que o investimento só vai ser possível caso a proposta que prevê uma reformulação no teto de gastos for aprovada amanhã. Ele é o primeiro na ordem do dia, seguido pelo PL 51/22, das estradas. “A adesão ao Regime de Recuperação Fiscal é importante para que a gente consiga sonhar”, reforçou.
Melhoria impacta na região Metropolitana
O presidente da Granpal e prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, defendeu a proposta com a justificativa melhorias na logística. “É importante para a logística da região da Granpal, que é composta por 19 municípios e concentra 40% da população do RS e 37% do PIB do Estado”, ressaltou. Ele também pediu sensibilidade dos deputados quanto ao tema, já que permite obras imediatas nas BRs 116 e 290.
A fim de garantir o apoio dos prefeitos e vereadores presentes, o diretor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, ainda garantiu que todos os municípios sem acesso asfáltico serão atendidos. Ele destacou, ainda, um dado apontado durante audiência pública sobre o assunto, que dizia que a cada hora de atraso no trânsito, o Estado deixa de ganhar 2,6 milhões de investimento.