Antigo prédio da Smic começa a ser demolido em Porto Alegre

Previsão é de cinco meses até a conclusão do serviço

Foto: Matheus Piccini/CP

Alvo de vandalismo e com a estrutura deteriorada, o prédio abandonado que já serviu como sede da antiga Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Smic) começou a ser demolido, no Centro de Porto Alegre. Os trabalhos começaram na sexta-feira, a cargo da empresa Base Demolições & Serviços, contratada pela Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap). A previsão é de que o serviço seja concluído em cinco meses. O processo, que também envolve separação, remoção e transporte dos entulhos gerados, vai custar R$ 351,95 mil.

Quem percorria, nesta quarta-feira, a esquina entre a avenida Osvaldo Aranha e a rua da Conceição, próximo ao Túnel, já percebia a ausência da edificação de cor laranja tomada por pichações. Desde 2017, o imóvel sofreu várias ocupações. A mais recente, por um grupo de estudantes indígenas, em abril, que exigia a criação de uma Casa do Estudante indígena pela Ufrgs, cujo Campus Central fica nas imediações.

Inaugurado em 1972, o imóvel mede 3.813 m², com 1.358,62 m² de área construída. O terreno é avaliado em mais de R$ 6 milhões. Atualmente, o local integra a lista de 98 bens municipais que aguarda autorização legislativa para venda.