Rio Uruguai sobe rápido e ameaça Oeste do RS com nova enchente

Cheias devem atingir Porto Xavier, São Borja, Itaqui e Uruguaiana

Foto: Jairo de Souza / Arquivo / Divulgação

O rio Uruguai sobe rápido, desde essa quarta-feira, e ameaça famílias ribeirinhas de municípios do Oeste do Rio Grande do Sul. Em São Borja, a régua argentina media, do outro lado da fronteira, em Santo Tomé, 8,04m ao meio-dia desta quinta. À meia-noite, o nível era de 6,69m. Nessa quarta, ao meio-dia, a marca era de 5,97m.

Mais ao Norte, na fronteira da Argentina com o Noroeste gaúcho, as cotas eram de alerta já nessa quarta. Em Porto Xavier, o nível do Uruguai era de 7,5m ao meio-dia desta quinta, contra 4,1m no mesmo horário do dia anterior.

A MetSul Meteorologia adverte que o Oeste vai voltar a sofrer com enchentes. A região ainda enfrenta cheias, que causaram inundações nas bacias dos rios Vacacaí, Ibirapuitã e Quaraí, sobretudo em Quaraí e em Alegrete. Agora, as enchentes devem atingir as cidades banhadas pelo Uruguai na fronteira Oeste, como Porto Xavier, São Borja, Itaqui e Uruguaiana.

Além disso, a MetSul projeta que a cheia do Uruguai possa ser de média a grandes proporções, tamanha a quantidade de água ainda por descer na bacia. O rio, que no verão deste ano atingiu nível muito baixo, com pedras à vista, em razão da estiagem, deve agora bater os níveis de cheia de 2021.