Governo aumenta tempo de contrato de trabalho do Jovem Aprendiz

Crédito: Freepik

A Medida Provisória (MP) que libera recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para mulheres pagarem cursos de qualificação e creches para os filhos também trouxe uma mudança nos contratos do Programa Jovem Aprendiz. A previsão é criar 100 mil novas vagas no programa e a instituição do Projeto Nacional de Incentivo à Contratação de Aprendizes.

Pelo projeto, as empresas participantes terão benefícios para regularizarem o cumprimento da cota de aprendizagem, com uma estimativa de contratação de 250 mil adolescentes e jovens ainda este ano.

Pelo texto da MP, o prazo máximo dos acordos passará de dois para três anos. Os contratos, entretanto, poderão chegar a quatro anos de duração para os jovens contratados com 14 anos. Com isso, ele trabalhará no programa Jovem Aprendiz até os 18 anos. Os jovens considerados vulneráveis também poderão ter o contrato de até quatro anos.

Ainda segundo o governo, foram estabelecidas medidas para incluir mais adolescentes e jovens vulneráveis na aprendizagem, com prioridade para o público do Auxílio Brasil, adolescentes em acolhimento institucional, aqueles provenientes do trabalho infantil, entre outros.