Apoiadores de Bolsonaro fazem motociata em Brasília

Por volta das 11h, manifestantes mobilizados na Esplanada dos Ministérios defendiam intervenção militar e o fechamento do Supremo Tribunal Federal

Foto: Record TV / R7

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro fazem motociata em Brasília na manhã deste domingo. Os manifestantes seguem em direção à Esplanada dos Ministérios, onde ocorre a concentração para o ato em favor do governo federal no feriado do Dia do Trabalho. O presidente se juntou ao público por volta das 11h30min.

“Vim cumprimentar o pessoal que está na manifestação pacífica em defesa da constituição, da democracia e da liberdade”, disse Bolsonaro na chegada.

Por volta das 11h, manifestantes mobilizados na Esplanada dos Ministérios defendiam intervenção militar e o fechamento do Supremo Tribunal Federal. Em um dos carros de som, uma faixa pedia a destituição dos magistrados. A Polícia fechou o acesso ao Congresso Nacional e ao STF.

A pauta dos manifestantes é semelhante à dos atos que ocorreram no ano passado em 7 de setembro, quando as relações entre o Executivo e o Judiciário entraram em crise. Recentemente, a condenação do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) a 8 anos e 9 meses de prisão pelo STF, pelos crimes de coação no curso do processo e de ameaça ao Estado democrático de direito, renovou o embate.

Bolsonaro concedeu o benefício da graça ao parlamentar e perdoou a pena imposta a ele pelo STF. O presidente também voltou, nos últimos dias, a criticar as urnas eletrônicas e o processo eleitoral brasileiro, sendo rebatido por ministros da Corte.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, sete manifestações foram marcadas para Brasília neste domingo. Os atos, de grupos a favor e contra o atual governo federal, trazem alterações no trânsito da capital, mobilizando um esquema especial de segurança e bloqueando a Esplanada dos Ministérios.