Ciclone bomba gera calor temporais ao RS até o fim da semana

Cidades da regiões Oeste e Sul poderão registrar chuva volumosa entre quarta e quinta-feira

Foto: Alina Souza / CP Memória

Um ciclone bomba, que se forma a partir desta quarta-feira na Argentina, vai trazer calor e temporais ao Rio Grande do Sul até o fim da semana. De acordo com a MetSul Meteorologia, em um primeiro momento, altas temperaturas serão registradas em cidades gaúchas, com máximas que podem chegar a 35ºC. O ar quente vem acompanhando de vento do quadrante Norte, que pode soprar com rajadas fortes a muito fortes em pontos do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho.

Em um segundo momento, o ciclone causa uma frente fria que vai trazer chuva intensa e volumosa para municípios situados no Oeste e no Sul gaúcho. A instabilidade também aparece de maneira contundente no Centro da Argentina e no Uruguai.

De acordo com a MetSul, a rápida troca de massas de ar, de quente para mais fria, provoca uma virada na direção dos ventos: antes direcionados para o Norte, eles se voltarão para o Sul.

Na quinta-feira, a chuva já deve ser generalizada, com acumulados que podem ficar entre 150 mm e 200 mm.

Depois da chuva, o frio retorna ao Rio Grande do Sul, embora o resfriamento maior seja esperado para o território argentino. No entanto, temperaturas mais baixas serão sentidas nos três estados do Sul durante o fim de semana.