Iluminação do Parque Marinha passa por nova revitalização para evitar furtos

Serão instalados na área sul do parque250 lâmpadas de LED, 80 postes e e 2,6 mil metros de rede subterrânea. Obras serão concluídas na primeira quinzena de maio 

Foto: SMSURB / Divulgação PMPA

A Secretaria Municipal de Serviço Urbanos (Smsurb) e a concessionária IPSUL, responsável pela manutenção da iluminação pública de Porto Alegre, deram início à segunda etapa de modernização da iluminação do Parque Marinha do Brasil. As novas estruturas, que devem ser instaladas nos próximos dias, contam com dispositivos para dificultar a ação de criminosos. Esses que buscam acesso aos cabos de iluminação com o objetivo final de furto dos equipamentos.

No início deste mês, sete postes, de oito metros cada, foram derrubados para o roubo de mais de 500 metros de cabos de energia no local. Por isso, a concessionária também prevê o reforço nas estruturas dos postes para evitar que esses sejam depredados. As obras concluídas devem ser entregues na primeira quinzena de maio.

Essa é a segunda etapa de revitalização da iluminação do parque. A área sul do espaço de lazer será contemplada com a instalação de cerca de 250 lâmpadas de LED. Outros 78 postes, de quatro metros cada, e dois postes, com 12 metros de altura, devem ser instalados na área. A modernização ainda terá cerca de 2,6 mil metros de rede subterrânea, sistema que dificulta a ação dos bandidos.

Entre agosto do ano passado a março deste ano, a modernização da iluminação do parque já ocorreu nas áreas sudeste e oeste. Foram recuperados 22 postes de quatro metros, 43 postes de seis metros, 25 postes de oito metros, dez postes de dez metros, dois postes de 12 metros, além de 190 luminárias. A recuperação da iluminação pública é uma das formas de garantir mais segurança a quem frequenta o parque no fim do dia.

“O serviço tem sido realizado em etapas para que se consiga contemplar todas as áreas do Marinha. O objetivo é que a iluminação no interior do parque torne esse espaço mais seguro e para que atraia visitantes em todas as horas do dia. Para isso estamos investindo em soluções que dificultem a ação de vândalos e as melhorias sejam mais duradouras”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi.

A prefeitura reforça o alerta para que, em caso de luzes apagadas, conserto pode ser solicitado pelo aplicativo 156+POA ou pelo telefone 156. Todas as equipes que fazem a manutenção estarão devidamente uniformizadas e identificadas. Caso alguém presencie alguma situação suspeita, é necessário acionar a Guarda Municipal pelo telefone 156.