Prefeitura firma acordos de contrapartida para que Parcão ganhe reforma no lago e na pista de corrida

Acordos envolvem a Companhia Záffari e a Melnick Even

Foto: Sérgio Louruz/SMAMUS PMPA

O Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre, começou a ser revitalizado. A prefeitura assinou, nessa terça, a ordem de início da elaboração dos projetos de reforma do lago, que devem ficar prontos em 70 dias. A ampliação da pista para a prática de atividade física já começou e segue em análise a instalação de quadras de Beach Tennis no local.

As obras da pista de corrida vão complementar o trecho de 490 metros que já existe por dentro do parque. A intervenção é uma obrigação legal da Companhia Zaffari Comércio e Indústria, como contrapartida a uma obra realizada no Shopping Moinhos. O objetivo dessas mudanças é estimular a prática adequada de esportes.

Já a revitalização do Lago do Moinho, de responsabilidade da Melnick Even Coqueiro Empreendimento Imobiliário Ltda, visa oferecer um espaço de contemplação junto à natureza para promoção da educação ambiental entre os frequentadores. A empresa contratada para a recuperação do lago assume as atividades de desassoreamento, paisagismo, gerenciamento ambiental e manejo de fauna e flora, além dos projetos civil e de sistemas de drenagem.

A obra também resulta de um termo firmado com a empresa em contrapartida à implantação de um empreendimento na avenida Nilo Peçanha.

O diretor de Áreas Verdes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Alex Souza, explica que os projetos com a proposta de intervenção na área do lago deverão contemplar áreas de circulação, passeios, áreas verdes com vegetação a ser mantida e nova, a ser implantada, elementos de proteção, segurança e mobiliário urbano.

Na obra, a cargo da empresa Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente, contratada pela Melnick, há previsão de retirada dos patos e marrecos e de realocação dos cágados e peixes dentro do próprio lago.